Arquitetura JapiArquitetura Japi

Galpões Multipavimentos

22 de julho de 2020
  • Share This Article
galpaomulti

Os profissionais que atuam no mercado de Galpões para logística nos últimos anos tem recebido o desafio de avaliar a viabilidade para a construção de galpões multipavimentos. Neste artigo apresentaremos algumas informações sobre este tipo de empreendimento, as dificuldades e exemplos já construídos.

Demanda por uma entrega cada vez mais rápida.

 

O rápido aumento de diversas indústrias, especialmente a do comércio eletrônico, levou a mudanças nas expectativas dos clientes em países como a China, Austrália, Reino Unido e dos Estados Unidos.

Agora, os consumidores desejam receber produtos comprados online com a opção de entrega no dia seguinte – ou mesmo no mesmo dia – seja para suas roupas, acessórios ou até mantimentos.

Com essa demanda por entrega mais rápida acima citada, surge a necessidade de melhores redes de armazenamento. As empresas não podem mais conviver com um único depósito central quando as mercadorias são esperadas no outro extremo do país no mesmo dia.

Como resultado, muitas empresas estão procurando armazéns em áreas urbanas – ou próximas a elas – para facilitar um processo de entrega rápido e eficiente. E nesse contexto aparecem os galpões multipavimentos.

Busca por terrenos nos grandes Centros Urbanos

 

De acordo com dados divulgados pelos maiores escritórios de real estate pelo mundo vimos o valor da terra nos grandes centros aumentar mais de cinco vezes desde 1995, ao ponto que agora este excede o valor das propriedades construídas sobre ele. Juntamente com mais concorrência dos desenvolvedores residenciais, isso significa que o desenvolvimento especulativo de galpões em centros urbanos praticamente deixou de existir na última década.

Desta forma cada vez mais acompanhamos o afastamento de construções de grandes galpões dentro das áreas urbanas para regiões periféricas. Hoje com o aumento da demanda pela entrega rápida, a avaliação de área do chamado “Last Mile” é cada vez mais evidente. Como forma de assim aumentar o aproveitamento dos terrenos esta solução tem sido muito avaliada.

Galpões multipavimentos como solução pelo Mundo

 

À medida que os países mais desenvolvidos do mundo evoluíram para uma economia mais industrializada, eles viram uma enorme expansão em suas populações urbanas e, portanto, a expansão de enormes ‘megacidades’.

O resultado é um preço extremamente alto da terra, em meio a uma oferta escassa e forte demanda. Em 2008, foi concluído o primeiro galpão multipavimentos do Reino Unido, com a construção ‘X2’ de dois andares da BRIXTON em Heathrow. Essa empresa anos depois foi adquirida pela SEGRO, um fundo desenvolvedor. Dez anos depois, essa tendência parece estar lentamente ganhando mais e mais força com a SEGRO tendo inaugurado em 2019 o que chamam “a nova geração de galpões multipavimentos”, no empreendimento intitulado “Air 2 Logistique”, de 63.000m² localizado em uma região portuária do rio Sena nos arredores de Paris. Neste projeto a SEGRO teve a oportunidade de rever todo o conceito de projeto e modelos de aluguel, o comparando com o realizado 10 anos antes e assim provando que existe viabilidade para a solução.

Air 2 Logistique

A SEGRO está planejando outro empreendimento maior e de dois andares em Enfield, enquanto o primeiro armazém de três andares do fundo GAZELEY (que é do grupo GLP), o “G-PARK London Docklands” com aproximadamente 40.000m² está em construção em Silvertown, leste de Londres.

Os investidores responsáveis pelo empreendimento entendem que, com uma escassez de terras disponíveis em Londres, e uma economia cada vez maior sob demanda, as operações de distribuição e logística precisam encontrar maneiras novas e inovadoras de acompanhar o aumento dos volumes de entrega, e um armazém de três andares em um local tão central será muito estratégico, possibilitando a seus clientes a entrega de mercadorias em tempo recorde.

G-PARK London – Gazeley

Londres está na vanguarda da revolução digital – e por isso está sendo usada como exemplo ao se falar dos galpões multipavimentos. Porém grandes cidades em países da Ásia e dos Estados Unidos também estão seguindo o mesmo caminho, fazendo assim com que esse conceito seja cada vez mais avaliado para o Brasil para a próxima década.

Como exemplo disso, pode-se citar que a GLP, a Prologis e a Goodman, que são os fundos de investimento que já fizeram este tipo de Galpão na Ásia e na América do Norte, tem operações no Brasil. Então, podemos esperar no futuro algum empreendimento desta natureza nos grandes centros (São Paulo e Rio provavelmente).

Arquitetura Industrial para a viabilidade de Galpões Multipavimentos

 

Os galpões multipavimentos são apenas uma das soluções adotadas pelo mercado para o atendimento da demanda do Mercado, e os escritórios de projeto, especialmente os de arquitetura precisam estar preparados para o desenvolvimento destes empreendimentos em apoio aos fundos de investimentos e grandes construtoras nos próximos anos.

O Arquitetura Japi tem realizado estudos de viabilidade sobre este tipo de empreendimento atualmente e esperamos em breve realizar um projeto que trará ao Brasil uma inovação que trará certamente novas tecnologias de construção e administração.

Quer receber mais matérias como essa? entre para nossa lista VIP.
(você irá receber um e-mail de confirmação)
Deixe um comentário

Anterior

Comparativo Modelo de Investimento em Galpões Industriais e Logísticos

Próximo

Especialidades na carreira de Arquitetura

Todos os direitos reservados - 2020 Arquitetura Japi ®

× Como posso te ajudar?