Arquitetura JapiArquitetura Japi

Amvian Automotive – Atibaia

7 de novembro de 2019
  • Share This Article

“Um empreendimento desenvolvido para receber tecnologia de ponta, contribuindo para a evolução da cadeia de fornecimento da indústria automotiva no Brasil”

É com muita satisfação que escrevemos a respeito do primeiro projeto elaborado pelo Arquitetura Japi, no ano de 2016. Passados mais de dois anos da inauguração desta fabrica nosso escritório prosperou, e a experiência de desenvolver um projeto tão complexo como o da Amvian Automotive, fabricante de estruturas para bancos automotivos foi sem dúvida primordial para este resultado.

O grupo Amvian está no Brasil desde 2011, quando passou a fornecer componentes para modelos da General Motors fabricados em São Caetano do Sul (SP). De origem familiar e indiana, a Amvian hoje pertence à holding P&C Group 1, que detém também a marca Camaco, e tem dez fábricas nos Estados Unidos, México, Alemanha, Polônia, Índia e Brasil. Emprega 3,5 mil funcionários e fatura cerca de US$ 600 milhões ao ano. Seus principais clientes globais são GM, Ford e Grupo Volkswagen. Até 2009, o grupo atuava apenas nos EUA, onde tem quatro fábricas, mas a partir daí começou a expansão para os demais países e, desde então, vem crescendo em média 15% ao ano.

Após um processo de seleção de quase um ano entre terrenos para a construção ou Galpões prontos, a Amvian adquiriu um terreno nas margens da Rodovia Dom Pedro para a implantação de sua sede própria. O terreno já comportava um pequeno Galpão que foi incorporado no projeto e foi ele o ponto de partida para o desenvolvimento. Este prédio foi retrofitado de modo acomodar todo o processo de solda e montagem, com aproximadamente 60 robôs que adotam um sistema de solda a laser com velocidade até quatro vezes mais rápida que os processos convencionais. Um mezanino interno foi criado para os escritórios da engenharia produtiva, e também os laboratórios de controle de qualidade.

Um novo Galpão anexo foi construído, com aproximadamente 10.000m² e características muito específicas para acomodar o centro logístico (recebimento/expedição), cabine de pintura e estamparia, aonde pode-se destacar uma grande capacidade de carga de piso, a criação de um túnel para a retirada de cavaco e uma ponte rolante de 30 toneladas de carga. Uma grande estrutura de utilidades anexa ao Galpão foi projetada para atendimento a necessidade fabril, com estação própria de tratamento de efluentes de pintura, rede de gases e central de resfriamento.

Para a administração foi construído um outro edifício que no seu térreo ambientes de atendimento aos funcionários operacionais, como ambulatório, vestiários e refeitório. No piso superior ficam concentradas as áreas administrativas. Pode-se destacar o layout aberto para todo o staff com visual para o ambiente fabril, e também uma passarela de vidro que conecta o escritório com uma área dedicada a salas de reunião, treinamento e showroom.

Foram investidos na fábrica R$ 80 milhões pela matriz nos aproximadamente 15.000 m² de construção, ampliando seu posicionamento no mercado brasileiro mesmo em tempos de crise. O escritório participou amplamente do desenvolvimento do layout fabril resolvendo fluxos e interferências, e acompanhou todo o momento das obras, junto ao cliente e construtora eleita. Um diferencial ainda foi a necessidade do cliente em uma obra faseada e com a entrada gradativa de suas unidades produtivas e respectivo start em paralelo a construção dos demais edifícios, o que tornou o desafio deste projeto ainda maior para o Arquitetura Japi e demais empresas envolvidas.

Quer receber mais matérias como essa? entre para nossa lista VIP.
(você irá receber um e-mail de confirmação)
1 Comment
  1. Antonio Carlos Silvestre Jr

    A MARCAMP participou no fornecimento de Portas e Niveladoras de Docas. Realmente um projeto complexo, da especificação a aplicação. Foi muito bom trabalhar com a JAPI. Espero que venham outros !

Deixe um comentário

Anterior

O impacto do “Last Mile” na logística urbana

Próximo

Os principais Condomínios Logísticos do Brasil

Todos os direitos reservados - 2020 Arquitetura Japi ®

× Como posso te ajudar?