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O impacto do “Last Mile” na logística urbana

31 de outubro de 2019
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Você sabe quais são os impactos do “Last Mile” na logística urbana? Esse é um assunto de extrema importância para o sucesso de uma empresa, pois tem relação direta com o serviço de logística – que pode ser um dos mais onerosos dentro de toda a atividade.

Em tradução direta “Last Mile” significa, literalmente “Última Milha”, e se refere ao trajeto final que um produto faz quando a determinada compra é realizada através da internet ou outros canais próprios para isso!

A verdade é que milhões de pessoas fazem esse tipo de compra todos os dias. Isso significa que o impacto do “Last Mile” na logística urbana da cidade de São Paulo é de extrema significância.

Existem pesquisas que nos apontam que pelo menos 1/5 do tráfego motorizado nas grandes cidades é composto por essas entregas. Os dados ainda nos mostram que esses veículos ocupam ⅓ da via e produzem mais de ¼ dos gases, que hoje intensificam o efeito estufa.

É um impacto bem relevante, e que precisa ser pensado com cautela. Se trata de um verdadeiro desafio e até mesmo uma missão que os profissionais que trabalham com serviços de logística precisam enfrentar, encontrando soluções que sejam cada vez mais eficientes e menos impactantes para todos os envolvidos.

Entenda melhor sobre o conceito e o impacto do “Last Mile” na logística urbana da cidade de São Paulo.

Antes de tudo é importantíssimo que você entenda exatamente qual é o conceito e como podemos explicar a ideia de “Last Mile”. Pense o seguinte: quando um internauta faz uma compra o produto realizará um grande trajeto até ser entregue.

Quando o produto sai de seu centro de distribuição, e é encaminhado para o destino final estamos falando especificamente do trajeto considerado a última milha, que é quando aquela encomenda chegará ao comprador.

• A importância da entrega bem-feita:

No que diz respeito a operação comercial, essa é a etapa mais importante! Atrasos e extravios são o suficiente para que o cliente se sinta lesado, e com isso nem volte a fazer negócio com essa empresa.

É importante considerar que a essa altura do campeonato o cliente também já está ansioso, pois sabe que o prazo de entrega está se aproximando, ou mesmo recebeu a notificação, através do serviço de rastreamento, de que a nota fiscal de entrega já foi emitida.

É um fato que essa etapa pode sofrer muito com problemas relacionados ao tráfego de uma cidade como São Paulo. O impacto do “Last Mile” na logística urbana é gigantesco, e é por isso que é de extrema importância que aconteça um planejamento adequado, de modo que esse processo seja todo organizado previamente, evitando assim possíveis imprevistos.

Alto custo:

Ainda precisamos considerar que essa etapa é extremamente cara para o empresário. Acontece que os clientes cada vez mais querem receber seus produtos onde quer que estejam, mas pagando um valor irrisório pelo frete.

Novamente nos deparamos com um grande desafio que precisa ser superado pelo empresário, que deve criar um planejamento logístico que consiga dar conta de todas essas questões – tanto a dos impactos na mobilidade urbana quanto os custos dessa etapa.

Transporte Multimodal pode ser uma solução!

Algumas experiências com o que chamamos de transporte Multimodal têm sido realizadas, e pode ser uma solução interessante. Nesse caso, são utilizados diferentes meios de transporte a fim de tornar o processo de entrega mais eficiente, rápido e econômico.

Essa é uma forma de otimizar a qualidade e também diminuir o impacto do “Last Mile” na logística Urbana. inclusive adotando o uso de veículos que sejam mais sustentáveis.

• Hubs especiais podem ser outra opção!

Há tempos a utilização de hubs logísticos tem sido a melhor opção para manter a organização do setor de logística. E a criação de Hubs Urbanos já acontece em alguns países da Europa, e visam, justamente, diminuir o impacto do Last Mile na logística urbana de cidades como São Paulo. O apoio de um bom projeto de arquitetura neste caso é primordial, pois em grande parte dos casos ele envolverá o retrofit de antigas edificações localizadas em bairros centrais da cidade.

O exemplo “Amazon” de sucesso de Logística!

É inegável que receber uma entrega antes do prazo previsto é encantador. Quando isso acontece, os clientes se sentem extremamente valorizados, assim como um atraso pode comprometer para sempre a relação na mesma proporção.

A Amazon é uma empresa inovadora, que chegou quebrando todos os padrões de e-commerce que conhecíamos. E, antes mesmo de chegar ao Brasil, a empresa já buscava por soluções inteligentes para tornar a sua entrega mais eficiente.

Não é raro, por exemplo, que você faça uma compra hoje e já receba o produto no dia seguinte. Muito bem embalado, transportado com cuidado e em perfeita condição. Como isso é possível?

Desde os Estados Unidos, a Amazon entendeu o impacto do “Last Mile” na logística urbana, bem como compreendeu o quanto essa etapa é essencial para a boa reputação da empresa.

A empresa então buscou se tornar autossuficiente na questão das entregas, o quanto for possível. Isso significa que ela passou a utilizar grandes condomínios logísticos posicionados nas regiões mais qualificadas.

Em algumas cidades americanas, como San Francisco, não é raro ver um entregador da marca pedalando sua bicicleta, provavelmente cumprindo parte do trajeto dessa forma para diminuir os custos e os impactos ambientais.

Otimizar os serviços de entrega devem ser uma prioridade!

O que queremos dizer é que as empresas devem priorizar a qualidade de suas entregas, sobretudo essa última parte. E para isso é importante entender o impacto do “Last Mile” na logística urbana da cidade de São Paulo.

É importante analisar opções mias interessante e econômicas, e que também tenham algum apelo sustentável. Tenha em mente que a consciência ambiental também é tida como um dos fatores competitivos mais eficientes!

Restrição de circulação é outro ponto essencial a ser mencionado!

Somado a tudo o que dissemos até aqui, ainda precisamos comentar sobre as restrições de circulação que são aplicadas aos veículos, sobretudo os de grande porte. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem trechos onde eles são totalmente proibidos de circular durante segunda à sexta das 5h às 21h.

Com certeza isso também pode prejudicar o trajeto, e até mesmo trazer prejuízos para as empresas – mas é uma atitude necessária para conter problemas de tráfego e impactos na zona urbana.

Como os “Pick Up Points“ e “Click & Collect” podem ajudar?

Para otimizar a Last Mile na logística urbana, muitas empresas apostam no que chamamos de “Pick up points”, “Click & Collect”, que são “pontos de retirada” estrategicamente posicionados, e que são muito utilizados pelas lojas e-commerce.

Assim, ao invés de promover a entrega diretamente no endereço do cliente, as empresas centralizam os produtos e um ponto de retirada. Com isso, diminuem a quantidade de veículos circulando na cidade.

É inegável que o impacto da “Last Mile” na logística urbana da cidade de São Paulo se tornou um assunto de extrema importância. Prova disso está no fato de que muitas empresas já apostam na indústria de caminhões de médio porte, que são voltados especificamente para esse mercado.

Eles costumam ter uma capacidade de carga bem elevada, o que também contribui para diminuir a quantidade de veículos na rua.

Tudo isso pode servir como estratégia para diminuir o impacto do “Last Mile” na logística urbana da cidade de São Paulo. O Arquitetura Japi tem a expertise para o desenvolvimento de soluções diferenciadas em atendimento as empresas que precisam entregar seus produtos com agilidade e eficiência cada vez maior.

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