Arquitetura JapiArquitetura Japi

Especialidades na carreira de Arquitetura

9 de setembro de 2020
  • Share This Article

            O mercado de trabalho em arquitetura é realmente muito promissor, e extremamente atuante na sociedade. Existem diferentes especialidades na carreira de arquitetura, e cada um atende a uma necessidade diferente. Eles são realmente muito importantes, e quem pretende se tornar um arquiteto deve saber mais a respeito para facilitar a escolha de especialização!

            Infelizmente no curso de formação em arquitetura nem sempre é possível conhecer ou ter contato com estas especialidades, e quem está prestes a se formar na maioria das vezes encontrará bastante dúvida na escolha de um caminho a ser seguido. Definir isso é importantíssimo para a sua carreira, e pode ter relação total com todo o seu futuro.

Conheça Alguns Dos Principais Segmentos Na Arquitetura!

             Existem os escritórios de arquitetura de grande porte que tem uma atuação mais generalista aonde portanto desenvolvem qualquer tipo de projeto, mas em muitas situações os clientes optam por procurar escritórios especializados, e aí se aplicam as especialidades na carreira de arquitetura, sobre as quais algumas falaremos a seguir!

  • Arquitetura Urbanística:

            Nessa vertente a arquitetura atua como principal pilar de planejamento para a organização de um determinado bairro, região ou cidade. O arquiteto, nesse caso, precisa entender quais são as demandas locais, como promover obras e projetos que possam trazer benefícios e valorizar o ambiente.

É importante lembrar a ligação do chamado Planejamento Urbano com questões políticas, o que demanda ao profissional grande responsabilidade. Atualmente também existem grandes experiências no desenvolvimento de “smart cities”, aonde o planejamento é realizado com a aplicação das tecnologias disponíveis para a solução de problemas urbanos.

  • Arquitetura Paisagística:

            Outro dos segmentos na arquitetura que mais faz sucesso atualmente é a paisagística. Nesse caso, o arquiteto tem a missão de criar (ou recriar) paisagens. Isso mesmo!

            Você já passeou por um belo jardim em espaço público, que parece saído diretamente do cenário de um filme? Não é difícil imaginar que o jardim não se desenvolveu completamente, sozinho, certo?

            A sabedoria e o conhecimento humano foram extremamente necessários para a criação desse espaço, e provavelmente estamos falando da contribuição de um paisagista com formação em arquitetura!

  • Arquitetura de Restauração:

            Você sabia que existem pessoas que são especializadas em restaurar edifícios antigos? Imagine só a grande responsabilidade de um profissional cuja função é justamente manter viva a história através de prédios, igrejas e museus.

            Se trata de um trabalho verdadeiramente muito importante, que é responsável por manter viva a memória da humanidade através de suas construções e edifícios. É também muito utilizada quando ocorrem acidentes que acabam colocando em risco estes patrimônios históricos.

  • Arquitetura Hoteleira:

            Esse é um dos tipos de arquitetura que, como você pode imaginar, é utilizado para a criação de espaços de hospedagem, voltados especialmente para o ramo de hotelaria e turismo.

            É um segmento que segue as mudanças comportamentais com grande afinco, e se adapta constantemente as necessidades e preferências do público consumidor. 

            É justamente aqui que a arquitetura hoteleira se encaixa: é um ramo de atuação que tem como função proporcionar não apenas uma hospedagem confortável, mas uma experiência diferente! E isso através do formato, disposição e organização do ambiente.

  • Arquitetura Industrial:   

É um ramo arquitetônico que é responsável por projetar e desenvolver espaços que servirão exclusivamente para a produção industrial, armazenamento ou transporte de produtos. Citamos alguns exemplos:

  • Usinas;
  • Destilarias;
  • Refinarias;
  • Hangares;
  • Centros de Distribuição;

            São espaços voltados para a produção industrial e que hoje atuam de maneira essencial no desenvolvimento da sociedade.

            Você, por exemplo, consegue imaginar a bagunça que seria se esses locais não estivessem estrategicamente posicionados nas extremidades das cidades? Se eles estivessem no meio dos centros urbanos? A escolha do terreno aliás é somente o início do trabalho de um arquiteto no desenvolvimento do projeto destes grandes empreendimentos.

Conheça o Arquitetura Japi!

            Naturalmente, para que você desfrute de um serviço de qualidade em qualquer um dos segmentos na arquitetura é de extrema importância que contrate uma empresa especializada, capaz de dar vida aos seus projetos com o devido respeito.

            O Arquitetura Japi é um escritório de arquitetura que atua exclusivamente com o segmento industrial. Se tornou uma referência nesse ramo, principalmente na criação de galpões e grandes Centros de Logística.

            Atuando no mercado desde o ano de 2016, a empresa apesar do pequeno porte tem hoje um portfólio consistente, com entregas de resultados excepcionais a seus clientes. E tudo isso através da visão de pessoas jovens e atualizadas, capazes de pensar projetos que tragam não somente qualidade, mas também agilidade, e sempre voltados para as questões sustentáveis que permeiam as atividades. 

            Localizado na cidade de Jundiaí, o Arquitetura Japi tem sido um grande parceiro para as indústrias e investidores do setor que buscam por soluções arquitetônicas. E se esse é justamente o seu problema, nós podemos ajudar!

            A arquitetura industrial é muito mais do que um espaço voltado para produção. Ela precisa ser projetada considerando as demandas sociais e tecnológicas da atividade que a empresa realiza, trazendo o melhor ambiente de trabalho a seus funcionários e os melhores resultados ao investimento realizado.

Quer receber mais matérias como essa? entre para nossa lista VIP.
(você irá receber um e-mail de confirmação)
Deixe um comentário

galpaomulti
Anterior

Galpões Multipavimentos

Próximo

5 anos de Arquitetura Japi!

Todos os direitos reservados - 2020 Arquitetura Japi ®

× Como posso te ajudar?