Arquitetura JapiArquitetura Japi

Sustentabilidade no projeto de condomínios logísticos

17 de outubro de 2019
  • Share This Article

A utilização de condomínios logísticos é cada vez mais comum no Brasil, afinal, essa se mostra a estratégia mais interessante para otimizar as atividades logísticas, ao mesmo tempo em que torna a entrega mais eficiente e satisfatória para o cliente!

Mas, não podemos esquecer que a sustentabilidade é um assunto cada vez mais em alta. E esses dois temas se interligam, e precisam caminhar lado a lado, com a criação de projetos de hubs que priorizem atitudes cada vez menos impactantes ao meio ambiente.

Os projetos de condomínios logísticos precisam cada vez mais incluir boas práticas, e até mesmo se empenhar para terem acesso as certificações que atestam que o local é sustentável, e se vale de estratégias que diminuem os danos causados ao meio ambiente.

Esses são assuntos urgentes, e quem se mantém atualizado tem chances muito maiores de conseguir desenvolver galpões que sejam de alta qualidade, com excelente estrutura sem se descuidar de questões ambientais.

Quais são os cuidados que os Condomínios Logísticos precisam adotar?

Preocupar-se com o meio ambiente é cada vez mais comum, isso vale para empresas nacionais ou internacionais, e diferentes portes. Com certeza esse fator é visto até mesmo como um diferencial competitivo, já que a população cada vez mais prioriza o consumo de marcas conscientes.

• Licenças ambientais:

Alguns arquitetos e projetistas podem considerar que a obtenção das licenças ambientais para a criação de condomínios logísticos pareça, na verdade, um atraso ao andamento do projeto.

É um fato que os processos são muitas vezes burocráticos, dependem da atenção de órgãos que estão com equipe defasada, e cujos prazos são exorbitantes. Mas isso é tão importante que deve ser colocado como prioridade para o sucesso do desenvolvimento do empreendimento.

Cuidados ambientais podem tornar o projeto mais econômico!

Se você ainda não está convencido de que vale a pena prestar mais atenção nas questões ambientais que envolvem a criação dos condomínios logísticos, pense o seguinte: o espaço pode ser infinitamente mais econômico.

Isso porque existem algumas estratégias que com certeza conseguem tornar o ambiente menos agressivo para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que também gera menos custos para os administradores.

• Iluminação natural:

Uma das coisas nas quais você pode investir é em criar um espaço que tenha como prioridade a utilização da luz solar durante o dia, e só faça uso de energia elétrica durante a noite.

Ainda existe a possibilidade da aplicação de placas fotovoltaicas para obtenção de energia. Isso vai evitar que você dependa de métodos elétricos, diminuindo consideravelmente os gastos com conta. A cada dia a tecnologia tem se tornado acessível e viável não só para a geração como também para a geração de crédito de “energia limpa”.

• Otimização do processo de ventilação:

Você também pode pensar, junto aos seus arquitetos, em estruturas que permitam a ventilação natural além das normas, diminuindo assim consideravelmente a necessidade de ventiladores e/ou ar condicionado no interior do galpão e demais edifícios.

Localização do condomínio deve ser bem pensada para não prejudicar o ambiente!

Outra coisa importante diz respeito a localização do condomínio. Ao mesmo tempo em que ele deve cumprir com o seu papel de desafogar o tráfego urbano, e por isso não deve estar localizado em região muito adensada, é importante que se mantenha sempre que possível em local urbanizado.

Assim corre menos riscos de afetar negativamente a flora e a fauna local, e também não demandará desmatamentos para a sua criação. Também é importante que, na medida do possível, o proprietário mantenha árvores e vegetação nos arredores.

Esse cuidado com a escolha do local onde o empreendimento será desenvolvido é uma das coisas mais importantes para que os condomínios logísticos pratiquem a sua sustentabilidade de forma integral!

Certificação:

Obter uma certificação que ateste que o local adota uma postura sustentável pode ser um grande diferencial competitivo. Afinal de contas, é a forma de provar que internacionalmente a empresa é reconhecida nesse quesito. Hoje no Brasil podemos citar dois selos utilizados na certificação de Condomínios Logísticos:

LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, na sigla em inglês) – Ele é fornecido por uma ONG americana chamada U.S. Green Building Council (USGBC);

AQUA-HQE – Desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e aplicada no Brasil desde 2008 pela Fundação Vanzolini;

O Brasil e a sustentabilidade nos condomínios logísticos!

Felizmente, o Brasil é um país que ganha destaque quando o assunto é sustentabilidade na criação dos seus condomínios logísticos. Apesar de ainda termos muita evolução a alcançar no quesito manutenção ambiental e em vários outros aspectos, muitas empresas têm demonstrado mais cuidado com esses projetos por filosofia ou restrições legais.

• Funcionários mais satisfeitos:

Os benefícios da adoção de um perfil mais sustentável também podem ser vistos na qualidade de vida dos funcionários. Isso porque é comprovado que, por exemplo, o uso de telhas translúcidas, que permitem a incidência solar, traz benefícios psicológicos para os trabalhadores.

Ou seja, uma atitude simples pode trazer benefícios incríveis para toda uma equipe, fazendo com que os funcionários se sintam mais saudáveis e muito mais satisfeitos.

Conheça outras atitudes sustentáveis que você pode adotar!

São diversas as atitudes sustentáveis que você pode adotar, e que com certeza podem trazer economia a sua empresa e a sociedade como um todo. Veja algumas outras ideias que podem fazer toda a diferença:

• Desenvolver um sistema de reaproveitamento de água da chuva;

• Utilizar lixeiras com diferenciação de coleta entre recicláveis e não recicláveis;

• Manter uma boa fiscalização com relação ao uso de energia;

• Gestão de resíduos;

• Utilizar madeira certificada;

• Promover palestras e cursos referentes a conscientização ambiental;

• Uso de bicicletários;

• Localização de vagas destinadas a veículos elétricos;

Essas são apenas algumas atitudes que devem ser adotadas. Mas é importante que cada um dos condomínios logísticos realize a melhor leitura das necessidades locais, para assim promover atitudes que possam causar um impacto positivo naquela região, colaborando com o crescimento e o bem-estar da população nos arredores.

Vale realmente a pena investir em sustentabilidade?

O assunto a respeito da sustentabilidade nos condomínios logísticos é mais do que urgente! É preciso realmente se atentar a essas questões, que são prioridade nos debates nas empresas e na área governamental.

Adotar um perfil mais sustentável fará com que a sua empresa reforce novamente o seu compromisso com a sociedade, com o bem-estar das pessoas e com o meio ambiente. Os resultados disso são realmente muito benéficos – e poderão se refletir em economia financeira.

O Arquitetura Japi tem compromisso com a adoção de boas práticas sustentáveis na elaboração do projeto de arquitetura, cumprindo as normas e eventuais aspectos oriundos de um processo de certificação para um galpão isolado, condomínio logístico ou indústria.

Quer receber mais matérias como essa? entre para nossa lista VIP.
(você irá receber um e-mail de confirmação)
Deixe um comentário

Anterior

NIPPON TUNGSTEN DO BRASIL – Atibaia

Próximo

JOATE PARK – JUNDIAÍ

Todos os direitos reservados - 2020 Arquitetura Japi ®

× Como posso te ajudar?