Arquitetura JapiArquitetura Japi

O Futuro da Carreira de Arquitetura

13 de março de 2020
  • Share This Article

A carreira de arquitetura conta com diversas especialidades, como a de arquiteto residencial, urbanista, comercial, hospitalar, industrial, voltado para interiores, paisagista, entre outras…

Existem diversas especializações para os profissionais de arquitetura e, principalmente, para aqueles que buscam os novos desafios voltados a tecnologia e inovação. Sabendo disso, é muito importante ter em mente o que o profissional que segue a carreira de arquitetura pode esperar do futuro da profissão, e aos clientes as novas ofertas de serviço disponíveis a médio e longo prazo.

Na era do Big Data e das tendências culturais em constante mudança, os arquitetos de todos os lugares devem atender ao apelo por melhores soluções de design e conforto para o uso das edificações. Basta considerar todas as maneiras pelas quais o setor de construção evoluiu nas últimas décadas. Tudo, desde o projeto arquitetônico às técnicas de construção, evoluíram desde o nível de eficiência ao uso da tecnologia.

Hoje, temos financiamento coletivo, materiais reciclados e muito mais. A arquitetura está mudando em um ritmo alarmante, graças aos avanços tecnológicos. Aqui estão as 5 principais tendências que estão transformando a maneira como a carreira de arquitetura pode afetar o mundo:


Tecnologia Imersiva

Hoje, os arquitetos podem experimentar um projeto antes da construção. A tecnologia de realidade virtual já transformou a indústria de arquitetura, engenharia e construção.

A RV é um grande salto à frente para projetos na fase conceitual. Os arquitetos agora podem ver como um design se reúne e como a engenharia entra em cena.

Outro passo na direção imersiva é a impressão 3D. Novos algoritmos podem realmente valorizar a engenharia de uma estrutura enquanto ajudam a resolver problemas com resiliência estrutural e uso de material.  O uso de impressoras 3D em larga escala ajudará futuros arquitetos a criar estruturas incríveis e a perceber os limites reais do projeto.

Juntas, a construção impressa em RV e 3D expandirá significativamente os limites de arquitetura e construção.


Cidades inteligentes

Com um foco maior em energia renovável, soluções de transporte, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia doméstica, acesso mais abrangente à saúde e análise de serviço público, as cidades inteligentes são construídas para responder às necessidades de instituições, empresas e seus habitantes.

O desenvolvimento de cidades inteligentes permitirá que os arquitetos façam uso mais eficiente dos recursos, reduzam o consumo de energia e construam cidades para maximizar a eficiência.

O big data é essencial para entender como as pessoas nas cidades se movem, o uso de energia, vários aspectos da infraestrutura interagem e muito mais. Com foco nas necessidades da crescente comunidade, os arquitetos podem desenvolver projetos que durarão muito mais no futuro.


Arquitetura Universal

Projetar para diversas populações está no topo das prioridades da carreira de arquitetura. No entanto, muitos se perguntam se é possível criar arquitetura para todos.

A arquitetura inclusiva cuida de todas as populações, dos deficientes aos idosos, aos jovens e mais. É necessário que os arquitetos entendam as barreiras enfrentadas por uma grande variedade de pessoas.

Considerar uma imagem mais ampla do cenário da carreira de arquitetura ajudará a alcançar soluções que beneficiem a todos.


Arquitetura Sustentável

Atualmente, a humanidade enfrenta grandes ameaças, incluindo mudanças climáticas e recursos naturais limitados. Os arquitetos devem enfrentar esses desafios e apresentar melhores soluções, de maneira a proteger nosso meio ambiente e clima.

Uma das principais filosofias por trás dessa tendência é reduzir o desperdício e reciclar o espaço. Isso inclui espaço físico, além de minimizar a perda de energia. Aquele que segue a carreira de arquitetura pode incorporar essa tendência em ideias de design, analisando três áreas principais: materiais, eficiência energética e o local.

Se forem observadas essas áreas principais e adotar uma abordagem holística maior, será possível tornar a sustentabilidade parte da arquitetura convencional.


Cidades Verticais

À medida que a população continua crescendo, o espaço vai ficando limitado. Alguns arquitetos criativos estão olhando para cidades verticais como uma solução para o encolhimento do espaço habitável. Para isso eles tem o compromisso de a cada dia tornar-se mais conhecedores das necessidades do ser humano, seja no residencial, comercial, serviços e principalmente nas áreas públicas. Trabalhando de maneira integrada e responsável, o setor de arquitetura pode aprender como o design pode acomodar melhor a próxima geração.

Algumas soluções que podem conter a resposta para nossos problemas geográficos são, de fato, as cidades verticais, galpões multipavimentos e a agricultura vertical, que se tornou popular entre os membros da comunidade científica, pois a agricultura tradicional tem afetado cada vez mais o meio ambiente.


Conclusão

Todas essas tendências estão na vanguarda de muitos pensadores e mentes dos pioneiros da carreira de arquitetura. Se o arquiteto do futuro deseja desbloquear a chave para um futuro ecológico que dure por gerações, ele deve considerar aprender mais sobre essas tendências emergentes.

Sabendo que todos os pontos acima abordados estão conectados ao conceito de arquitetura industrial, foco principal do trabalho realizado pelo Arquitetura Japi, reforçamos o nosso compromisso com a inovação em busca das soluções que tragam o maior nível de sustentabilidade aos empreendimentos projetados.

Quer receber mais matérias como essa? entre para nossa lista VIP.
(você irá receber um e-mail de confirmação)
Deixe um comentário

Visão aérea do galpão da Leroy Merlin pela Arquitetura Japi
Anterior

Centro de Distribuição da Leroy Merlin

Próximo

Armazéns Automatizados

Todos os direitos reservados - 2020 Arquitetura Japi ®

× Como posso te ajudar?